Este blog foi criado na disciplina de Área de Projecto da turma do 8ºA e pretende falar sobre algumas especies em perigo de extinção.

13
Out 09

 

 

     O Lince-Ibérico também conhecido por Cerval, lobo-cerval, gato-cerval, gato-cravo ou gato-lince. Esta espécie só se encontra na Península Ibérica, Portugal e Espanha.
    Em Portugal esta espécie está prestes a ficar extinta. E este pro
destes animais, acabou definitivamente por criar o vazio em que agora se encontra. O facto de os poucos animais existentes estarem dispersos por um longo território, leva a

blema parece não ter retrocesso, tal é o ponto em que se encontra a situação desta espécie. A sua distribuição geográfica faz-se por pequenos grupos a viver no Algarve, Vale do Guadiana, Serra de São Mamede, Vale do Sado e Serra da Malcata.
    O lince ibérico é o carnívoro mais ameaçado da Europa eo felídeo mais ameaçado do mundo, e tudo isto acontece em Portugal, sem que haja verdadeiramente um plano de acção, nem verbas que permitam inverter esta tendência.
    Ac

tualmente, está reduzido a uma população que se resume a cerca de 30/40 animais, no máximo, a viver em liberdade. O homem foi o principal responsável por este desaparecimento, devido à caça que lhe deu durante o último século. O desaparecimento do habitat natural destes animais também foi acontecendo, não tendo sido, ao longo dos anos, minimamente salvaguardado pelas autoridades responsáveis.
    Por último, a doença hemorragica viral, que dizimou as grandes populações de coelhos bravos, que eram o principal alim

ento

 que não haja reprodução, e que o fim destes felídeos esteja próximo em território português.

   

    Com o desaparecimento anunciado do lince ibérico, o territírio nacional deixa de contar com a presença de grandes felinos.

 

 

 

 Sabias que: -O lince-ibérico é actualmente considerado o felino mais ameaçado do mundo?

Reportagem sobre o Lince-Iberico na Reserva Natural da Serra da Malcata.

publicado por Simao às 16:38

Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
16
17

18
20
21
22
23
24

25
27
28
29
30
31


arquivos
2010

2009

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO